Você está aqui: Página Principal

MPES participa do Outubro Rosa

Foto: Fachada da Procuradoria-Geral de Justiça iluminada para a campanha Outubro Rosa

A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) já está cor-de-rosa desde o dia 1º de outubro, para a campanha “Outubro Rosa- Um toque pela vida”. Durante todo o mês prédios, monumentos públicos e pontos turísticos do estado receberão iluminação especial. O objetivo é fazer um alerta para identificação do câncer na sua fase inicial.

A campanha foi criada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer e estimular a participação de empresas, órgãos públicos e da sociedade como um todo, contribuindo para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o diagnostico, aumentando a expectativa de cura. A coordenadora estadual do Outubro Rosa, Marilucia Dalla, lembra que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. A estimativa é de 57.120 novos casos da doença sejam registrados neste ano

Afecc

Fundadora e mantenedora do Hospital Santa Rita de Cássia, instituição que é referência no tratamento de câncer no Espírito Santo, a Afecc desenvolve uma série de projetos de assistência aos pacientes do SUS em tratamento de câncer neste hospital. Por meio da doação de vales-transporte, fraldas geriátricas, alimentação, disponibilização de perucas, apresentações teatrais e musicais e outros programas sociais a Afecc levam auto-estima aos pacientes, suavizando o período de tratamento e a sua continuidade.

História

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 2 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama. Este é o quinto ano consecutivo que o Espírito Santo adere ao movimento.