Você está aqui: Página Principal

MPES lança Planejamento Estratégico 2015-2025

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) publicou o Planejamento Estratégico 2015-2025, com as metas institucionais que conduzirão a atuação ministerial pelos próximos 10 anos. O livro contém elementos como a missão, a visão e os valores do MPES, bem como o mapa estratégico das áreas de atuação, além de indicadores, metas e projetos que balizarão as atividades de membros e servidores e colaboradores do Ministério Público nos próximos anos.
O material já foi encaminhado a todos os membros do MPES e também foi publicado com destaque no site institucional, no setor de “Informações ao Cidadão” (acesse aqui o Planejamento Estratégico 2015-2025).
Dessa forma, a sociedade poderá acessar e fazer o download do material, para conhecer e acompanhar como serão conduzidos temas nas áreas de atuação ministerial, como Infância e Juventude, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Direito do Consumidor e Cidadania, entre outros.
Colaboração
O planejamento foi realizado de forma democrática e toda a instituição participou das discussões sobre o tema. Dessa forma, inicialmente, membros, servidores e colaboradores responderam a uma pesquisa on line com o objetivo de capturar suas diferentes visões sobre aspectos internos e externos, com potencial para influenciar a atuação do MPES, bem como suas expectativas para o futuro da instituição. Em seguida, ocorreram quatro encontros em regiões do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares e Vitória. O objetivo foi envolver os membros no ciclo de planejamento estratégico.
Nesses eventos, os participantes foram estimulados a realizar um diagnóstico de sua situação na instituição referente às áreas de abrangência do Ministério Público, e a propor os objetivos estratégicos,além de identificar as possíveis lacunas atuais do MPES para alcançar tais objetivos.
O Projeto de Realinhamento do Planejamento Estratégico teve início em maio de 2015, dentro do Programa de Modernização Administrativa do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Esse trabalho foi conduzido pela Assessoria de Planejamento e Gestão Integrada (AGE) do MPES, em parceria com a consultoria 3GEN Gestão Estratégica.