Você está aqui: Página Principal

Nevid promove capacitação sobre violência contra a mulher para policiais de Guarapari

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) iniciou, na terça-feira (23/02), um treinamento para os policiais militares do 10º Batalhão da Polícia Militar em Guarapari de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A capacitação, que termina na sexta-feira (26/02), está sendo realizada para cerca de 220 oficiais do município, na Promotoria de Justiça de Guarapari.

A iniciativa tem o intuito de preparar os policiais para o atendimento das situações que envolvem a violência doméstica e familiar contra a mulher em seu cotidiano de trabalho, sob a ótica dos Direitos Humanos das Mulheres. Durante o treinamento, eles recebem informações sobre a legislação, são apresentados à Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica do município, além de participarem de uma discussão sobre gênero. 

O Projeto de Capacitação em Violência de Gênero e Lei Maria da Penha é desenvolvido desde 2012  e já percorreu todos os Batalhões e Companhias Independentes da Polícia Militar do Estado, que são a porta de entrada para os casos de vítimas de violência doméstica. 

Essas ações são planejadas em cumprimento aos incisos I e VII do artigo oitavo da Lei Maria da Penha (Lei 11340/06), que prevê a integração operacional entre todos os setores envolvidos no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, bem como a capacitação permanente dos profissionais da área de Segurança Pública, tais como a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Com isso, o núcleo almeja fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica no Estado do Espírito Santo e dar subsídios aos promotores de Justiça que atuam na área da violência contra a mulher, contribuindo para o aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público em conjunto com as redes de serviços.