Você está aqui: Página Principal

MPES sobe para 5º lugar no Transparentômetro

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) subiu para a 5ª posição do “Transparentômetro”, como é conhecido o ranking do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que verifica o cumprindo de itens do Portal da Transparência, como o detalhamento de despesas, a gestão de pessoas, o planejamento estratégico, o serviço de informações ao cidadão e ações realizadas. No novo ranking divulgado na sexta-feira (26/02) o MPES cumpre 92,72 % dos itens relacionados à transparência e à Lei de Acesso a informação (LAI), ficando atrás somente dos portais do Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério Público dos Estados do Mato Grosso do Sul, Sergipe, Santa Catarina e Ministério Público do Trabalho.
Trimestralmente, o CNMP realiza pesquisa no site das unidades do Ministério Público da União e dos Estados para verificar o cumprimento da Resolução CNMP nº 86/2012, que disciplina o funcionamento dos Portais da Transparência dos MPs. São verificados 209 itens, listados no Manual do Portal da Transparência (criado a partir da Resolução, para orientar e padronizar a divulgação das informações fornecidas pelos MPs brasileiros). 
O MPES continua a trabalhar diuturnamente para oferecer à população um portal mais amigável e de fácil acesso. Afinal, é fundamental que cada cidadão participe da gestão pública e exerça controle social do gasto do dinheiro público.