Você está aqui: Página Principal

Cape lança o projeto Educação em Valores Humanos 2016

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio das Políticas de Educação (Cape), realizou no dia 20/04 o lançamento do projeto "Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz" para as turmas de 2016. O projeto é desenvolvido pelo MPES em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a empresa ArcelorMittal Tubarão. O objetivo é investir em atividades e ações de resgate dos valores humanos e desenvolvimento de cultura de paz na educação.
Estiveram presentes ao lançamento a promotora de Justiça Fabíula de Paula Secchin, dirigente do Cape; o prefeito do município da Serra, Audifax Barcelos, a Secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas; o deputado estadual Bruno Lamas; a coordenadora do projeto, Regina Migliori, da Migliori Consultoria, que desenvolveu o chamado "Mind Educa", programa utilizado na capacitação; além de representantes da ArcelorMittal. O evento foi realizado no Centro de Educação Ambiental (CEA) da empresa.
Este ano o projeto foi ampliado, com mil cursistas divididos em módulos ao longo do ano, sendo 300 vagas para os profissionais de Educação da rede municipal da Serra e 700 vagas destinadas a professores e pedagogos da rede estadual de ensino que atuam nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) de Cacheiro de Itapemirim e Linhares.
Em discurso na abertura do evento, a promotora de Justiça Fabíula Secchin destacou o histórico do programa. “O MPES está muito feliz com o retorno do município de Serra ao programa. Nós batalhamos por isso desde 2012 e acompanhamos todo esse processo. Mas nesses quase quatro anos, houve aperfeiçoamentos. Por isso, contamos com o empenho e o compromisso de todos no desenvolvimento desse programa. Tenho certeza de que vocês vão aproveitar muito”, salientou. 
O evento prosseguiu à tarde, com a palestra para os profissionais que atuam nas unidades do Iases de Cacheiro de Itapemirim e Linhares.
 
Termo de Cooperação
O MPES assinou, no dia 12/04 um Termo de Cooperação Técnica com o Município da Serra para incluir as escolas municipais no programa. Em 2015, crianças da rede estadual da Grande Vitória foram contempladas e pesquisas apontaram para um aumento de 20% na aprendizagem. As ações também têm contribuído para a melhora na atenção, diminuição do estresse e a conscientização de qualidades como a amorosidade e compaixão.
 
Confira as fotos do evento: