Você está aqui: Página Principal

Sídia Nara Ronchi toma posse como procuradora de Justiça

Na segunda-feira (25/04) foi realizada a cerimônia de posse administrativa da nova procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) Sídia Nara Ofranti Ronchi. Ela foi promovida por antiguidade para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do procurador de Justiça José Marçal de Ataíde Assi. Sídia Nara assumiu como 1ª procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça Especial.
 
Após o juramento, foi feita a leitura do termo, também assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, e a nova procuradora de Justiça foi empossada. No decorrer da cerimônia foi feita a entrega da carteira e alguns colegas procuradores de Justiça prestaram homenagens à nova colega.
 
O procurador-geral de Justiça Eder Pontes da Silva destacou o trabalho da procuradora de Justiça empossada. “É um momento de alegria singular, receber a Sídia como procuradora. Com certeza, ela muito acrescentará ao trabalho da Procuradoria de Justiça, pois já tem provado seu valor atuando de forma competente ao longo dos anos em que está no MPES. É muito bom presenciar essa ocasião”, disse.
 
Em discurso emocionado, o pai de Sídia Nara, que atuou como procurador de Justiça e hoje está aposentado, Ezequiel Ronchi Netto, falou da alegria de presenciar a posse da filha. “É um momento de favorecimento e de graça para todos, especialmente para mim, já que você, filha, trilhou o mesmo caminho que eu no Ministério Público. Não vou fazer nenhuma recomendação, por entender desnecessária ou supérflua diante de sua conduta pessoal e profissional”, declarou.
 
Em seguida, o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotor de Justiça Aldecion Caliman, falou da emoção do evento. “Registrar esse momento, presenciar um pai saudando a filha ao ser empossada num cargo tão sublime, me deixa muito feliz e agradecido a Deus por estar aqui. Aprendi muito com o doutor Ronchi, que transmitiu muito bem aos alunos a sua sabedoria e tenho certeza de que assim também o fez para a Sídia”, disse.
 
A procuradora de Justiça e dirigente do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid), Catarina Cecin Gazele, recebeu a nova integrante do Colégio de Procuradores. “Por antiguidade, mas muito merecidamente, Sídia chega até aqui. Seja-muito bem-vinda. Meu gabinete estará sempre a sua disposição”, disse.
 
A agora procuradora de Justiça Sídia Ronchi agradeceu a todos. “Obrigada a vocês que estão aqui. Todos são muito especiais pra mim. Meu pai é meu ídolo. Sempre foi minha fonte de ensinamentos e também foi quem me inspirou na minha vocação. E eu amo o que faço”, afirmou.
 
Sídia Nara Ofranti Ronchi atua há 25 anos no MPES, tendo ingressado na instituição em 1991. Passou por diversas Promotorias de Justiça até ser promovida, por antiguidade, para o cargo de procuradora de Justiça.
 
Confira os discursos:
 
Confira as fotos: