Você está aqui: Página Principal

Seminário para discutir Eleições – 2016 lota auditório em Nova Venécia

O seminário "Improbidade administrativa, condutas vedadas no período eleitoral, corrupção eleitoral e temas afins", foi realizado na noite de segunda-feira (15/08), na Câmara Municipal de Nova Venécia, e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas. O objetivo do encontro foi esclarecer a sociedade dos atos de improbidade administrativa e promover a aproximação com o cidadão para que ele participe com o Ministério Público Eleitoral da fiscalização das leis visando a um processo eleitoral limpo.

O promotor de Justiça e vice-presidente da AESMP Lélio Marcarini, que atua nas Promotorias Cível e Eleitoral de Nova Venécia e Vila Pavão, falou sobre o tema “Improbidade Administrativa – Condutas vedadas no período eleitoral”. “A palavra-chave hoje é a indignação. A improbidade é tão avassaladora que ela retira, detona e afunda qualquer modelo de política pública no País. É impossível convivermos com um modelo anacrônico de gestão, que prioriza o engessamento. O papel do Ministério Público, junto com a comunidade, é liquidar com esse sistema. Para tanto, nossa capacidade de indignação tem de estar aflorada sempre”, salientou o promotor de Justiça.

O promotor de Justiça Leonardo Augusto dos Santos falou sobre “Corrupção Eleitoral e temas afins”, ressaltando que o que mais quebra o equilíbrio numa democracia é a corrupção. “A corrupção é indigna, porque ela mata e o corrupto não vê a pessoa sendo morta. O resultado vem depois, como o caos na saúde pública, a falência na educação e outros males enfrentados pela população”, destacou o promotor de Justiça.

A administradora Natache Fiel, especializada em Gestão Estratégica de Marketing, abordou o tema “Controle da corrupção pela sociedade civil organizada” e falou também sobre a criação do Grupo de Inteligência Municipal (GIM).

O evento contou também com a presença do presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) Aldécion Caliman, dos promotores de Justiça Édson Dias Júnior e Pedro Rosário de Souza, além de diversas outras autoridades de Vila Pavão e Nova Venécia.  Após as palestras, o público presente teve a oportunidade de fazer perguntas.

Já foram realizados outros seminários com o viés de levar informações à população em relação às diretrizes do Ministério Público para que as Eleições 2016 transcorram da melhor maneira. Santa Teresa e Viana tiveram eventos similares nos últimos meses.

Foto 1

Foto 2