Você está aqui: Página Principal

Nevid participa da abertura da Semana de Saúde e Segurança da ArcelorMittal

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid), participou na terça-feira (04/10) da 38ª Semana de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (Sipatma) da ArcelorMittal Tubarão. No evento, a dirigente do Nevid, promotora de Justiça Claudia Regina dos Santos Albuquerque Garcia, falou da importância da participação da sociedade no combate à violência contra a mulher.
 
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, com um público majoritariamente masculino. A coordenadora do Nevid deu início a uma campanha de conscientização entre os empregados e colaboradores da empresa, que será finalizada no dia 6 de dezembro, nas comemorações do Dia do Laço Branco, que traz como tema os “homens na luta pelo fim da violência contra a mulher”. “Em um Estado que ainda está na está na quarta colocação em violência contra mulher no país, precisamos falar sobre esse tema, principalmente para os homens. No Brasil e no mundo, as mulheres morrem naquele ambiente onde elas deveriam ser mais protegidas, que é dentro de casa. Outro assunto que temos que falar é sobre a cultura do estupro, pois a culpa é do homem e não da mulher.  É importante que a gente entenda que o enfrentamento deve começar pela violência psicológica, que afeta muito a autoestima da mulher e faz com que ela tenha dificuldade de se reconhecer com vítima”, falou. 
 
Para marcar o início das atividades, os homens foram convidados a assinarem, com uma caneta branca, um grande laço preto feito em madeira. A ideia é que, após repleto de assinaturas, o laço fique branco, representando a paz e o comprometimento dos homens nessa causa.
 
“A violência contra mulher é um tema que não depende só de polícia ou da Justiça. É uma luta que todo mundo tem que encampar e tem que realmente fazer o seu papel”, destacou Eduardo Fares Zanotti, vice-presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul.