Você está aqui: Página Principal

Curso de Avaliação do Ruído Ambiental debate monitoramento de ruído e poluição sonora

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou o Curso de Avaliação do Ruído Ambiental na segunda-feira (12/06), na Sala de Capacitação do Ceaf, no Complexo Administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça. O curso foi ministrado pelo engenheiro ambiental Frederico Campos Viana, que trabalhou na avaliação dos níveis de ruído no aeroporto de Vitória. O instrutor apresentou os conceitos básicos, os equipamentos e procedimentos de medição, como é realizada a avaliação de ruído, legislação aplicada e perícia judicial.
 
O engenheiro ambiental ressaltou que o ruído é qualquer emissão sonora indesejável, incômoda. “É muito subjetivo. Tem música que é ótima para uma pessoa, mas para outra é considerada barulho”, frisou. Lembrou ainda que o ruído é perigoso para o corpo e nem sempre é levado em consideração. “O ruído é um mal silencioso, pois a maioria não sabe que ele pode causar estresse, irritabilidade e outros problemas”, alertou.
 
O público-alvo foi formado por servidores do MPES, servidores municipais, 13º Batalhão de Polícia Militar de São Mateus e demais interessados. O objetivo do evento foi a habilitação técnica dos servidores para o atendimento às demandas existentes que tratam da aferição da poluição sonora.