Você está aqui: Página Principal

Procuradora-geral de Justiça e coordenadora do Nevid participam de seminário na Rede Gazeta

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Elda Márcia Moraes Spedo, e a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher (Nevid) do MPES, promotora de Justiça Cláudia dos Santos Albuquerque Garcia, participaram, na sexta-feira (09/03), do seminário “Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. O evento foi realizado pela Rede Gazeta de Comunicação, em parceria com o MPES e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
 
Em discurso na abertura do evento, a procuradora-geral de Justiça enfatizou a importância da união de esforços para o fim da violência contra as mulheres, defendendo relações mais iguais entre os gêneros. “Temos que lutar pelo fim da violência contra as mulheres. Somos todos iguais, não importa o gênero. Temos de avançar. Vamos ser fortes e enfrentar essa violência. Que tenhamos paz em casa e na vida”, salientou Elda Spedo.
 
Durante o seminário, a coordenadora do Nevid apresentou o tema “Violações dos direitos humanos das mulheres: de objeto a sujeito de direitos”. Na palestra, ela abordou a situação da mulher ao longo da história, o que gerou casos de exclusão de direitos. Também enumerou diversas conquistas obtidas que tornam a mulher sujeito de direitos.
 
“Lamentavelmente,  o processo penal, que não somos nós, promotores de Justiça e juízes, que fazemos, mas somos obrigados a seguir, traz essa ampla possibilidade de recursos, que permite casos de impunidade em processos de agressões de mulheres”, observou a promotora de Justiça Cláudia Garcia, ao abordar a Lei Maria da Penha, que, conforme explicou, decorre da atuação dos movimentos feministas brasileiros.
 
Antes da palestra, a coordenadora do Nevid entregou à diretora de Transformação da Rede Gazeta, Leticia Lindenberg, um relatório da rede de serviços de atendimento às mulheres, com dados coletados pelo MPES em 75 municípios do Estado. 
 
Após as apresentações dos diversos palestrantes, foi realizado um debate com a participação da coordenadora do Nevid, Cláudia dos Santos Albuquerque Garcia; da coordenadora de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar do TJES, juíza Hermínia Azoury; da vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel; e da subsecretária Estadual de Políticas para Mulheres, Helena Pacheco Moraes, entre outros participantes.
 
 
Fotos: Vitor Jubini/A Gazeta