Você está aqui: Página Principal

Obras de parque na orla de Camburi começam após termo com MPES

A Vale deu início, na quinta-feira (12/04), à construção da área de esportes e lazer no final da orla de Camburi, o Atlântica Parque. O espaço faz parte das ações de recuperação da região norte da Praia de Camburi realizadas pela empresa, resultado de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Estado do Espírito Santo (MPES), Ministério Público Federal (MPF/ES), a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.
 
A área abriga hoje o campo de futebol Zé da Bola e uma pista de bicicross. Com as obras, será ampliada e terá playgrounds, deques, mirante de contemplação, espaço para musculação e ginástica funcional, uma área destinada para lazer de cães e locais livres com árvores, pergolados, jardins e bancos. O parque terá mais de 19 mil metros quadrados e o projeto prevê acessibilidade total. O espaço deve ser inaugurado em dezembro de 2018.
 
Termo de Compromisso Ambiental
 
Em março de 2017, o MPES, o MPF/ES, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), firmaram um Termo de Compromisso Ambiental  (TCA) com a empresa Vale, visando à compensação e à recuperação da Praia de Camburi, em Vitória, em especial na região norte. Além do parque, o documento prevê a implantação de um Parque Costeiro e uma proteção física para a vegetação de restinga da orla da Praia de Camburi.
 
O dirigente do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), promotor de Justiça Marcelo Lemos, ressaltou a importância do TCA. "O termo não vai acabar com o pó preto, mas essa abertura de diálogo entre a empresa e o poder público é uma ótima iniciativa para que medidas de compensação e de recuperação ambiental pudessem ser tomadas", disse.