Você está aqui: Página Principal

“Pedalaço pela paz – Conte até 10” reúne cinco mil ciclistas na Grande Vitória

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou no domingo (27/05) mais uma edição do “Pedalaço pela paz – Conte até 10”. Foram arrecadadas 6 toneladas de alimentos não perecíveis que serão doadas a entidades sociais da Grande Vitória. Cinco mil ciclistas atravessaram a Terceira Ponte, em mais de duas horas de pedalada, com o objetivo de promover a conscientização da cultura pela paz e orientar a direção segura no trânsito.
 
O evento contou com a participação de servidores e membros do MPES, como o promotor de Justiça e dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Pedro Ivo de Souza; o promotor de Justiça e dirigente do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), Nilton de Barros Filho; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo e ex-procurador-geral de Justiça do MPES, Fernando Zardini Antonio; o promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude de Vila Velha Clovis José Barbosa Figueira; e o agente de apoio do Centro Operacional da Defesa do Patrimônio Público (CADP) Sérgio Dário Machado Júnior.
 
Os ciclistas saíram às 8 horas da Praça do Papa, em Vitória, atravessaram a Terceira Ponte e seguiram até a Praia da Costa, em Vila Velha, de onde retornaram para o ponto de partida. Na chegada, também houve distribuição de água e frutas, além do sorteio de 6 bicicletas e outros prêmios.
 
O promotor de Justiça e dirigente do CACR, Nilton de Barros ressaltou a importância das mensagens de direção segura do evento. “Estive presente em outros dois Pedalaços pela Paz e acho muito válida a iniciativa. É importante para a conscientização das pessoas, tanto ciclistas quanto motoristas”, avaliou. O promotor de Justiça do MPES e dirigente do CEAF, Pedro Ivo de Souza participou da organização do Pedalaço. “Anos após ano, o evento deixa uma marca no coração da cidade e continuamos na luta pela conscientização de quem participa. Precisamos respeitar as mulheres, crianças e idosos, porque somos todos iguais e assim possamos construir uma sociedade mais justa e humana” ressaltou.
 
O “Pedalaço pela paz” é realizado desde 1999 e há cinco anos o MPES participa do evento. Em 19 anos, foram arrecadadas 80 toneladas de alimentos para entidades sociais da Grande Vitória como o Orfanato São Francisco, a Instituição Caminho da Luz, o Banco de Alimentos da Prefeitura de Vitória entre outras fundações filantrópicas.