Você está aqui: Página Principal

MPES participa de audiência pública para debater população em situação de rua em Vitória

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro Operacional de Apoio de Defesa Comunitária (Caco), participou da audiência pública População em situação de rua: desafios, avanços e possibilidades. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vitória, por iniciativa do vereador Mazinho dos Anjos, no último dia 31 de julho.

A procuradora de Justiça e dirigente do Caco, Célia Lúcia Vaz de Araújo, ressaltou o trabalho que o MPES faz com o objetivo de promover o diálogo e discutir políticas públicas voltadas para esse segmento no Espírito Santo, por meio do Grupo Permanente de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, que atua na Grande Vitória e que, em breve, irá se expandir para o Norte e Sul do Estado.

Há três anos em vigência, o grupo se reúne bimestralmente e é formado por integrantes do MPES, por secretários de assistência social dos municípios e outros profissionais das prefeituras que desenvolvem ações ligadas a esse público.

“É bom lembrar que a pessoa não está em situação de rua por livre e espontânea vontade, mas sim porque alguma coisa aconteceu no seu seio familiar. Então, precisamos lutar em prol do fortalecimento dos serviços prestados pelo poder público às pessoas que se encontram em situação de rua, garantindo, assim, a dignidade da pessoa humana, tal qual preconiza a nossa Constituição Federal”, afirmou a procuradora.