Você está aqui: Página Principal

Portal de Apoio à Investigação (PAI) terá dados da Secretaria de Segurança Pública

Visando aprimorar o acesso aos bancos de dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e das Polícias Civil e Militar por parte dos membros do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, reuniu-se com o secretário da pasta, Nylton Rodrigues. A reunião discutiu o aprimoramento do Portal de Apoio à Investigação (PAI).
 
“A parceria é importante para fortalecer ainda mais a atuação do MPES, agilizando o acesso aos dados do Estado para a atividade fim da instituição”, destacou o procurador-geral.  Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CADP), o promotor de Justiça Lidson Fasto da Silva, elogiou a integração. “Enquanto supervisor do portal, designado pelo PGJ, venho com o Gabinete buscando estreitar relações com as instituições e viabilizar o quanto antes o acesso direito, seguro e rápido às informações para órgãos de execução do MPES, sejam cíveis, criminais ou da infância e juventude”, informou Lidson.
 
Durante o encontro, que também contou com a presença do subsecretário de Estado de Inteligência, José Monteiro Junior, foi estabelecida uma agenda com a Sesp, que vai disponibilizar um servidor para otimizar a construção das ferramentas para a troca de dados. A reunião aconteceu no gabinete do PGJ, no dia 7 de agosto.
 
O promotor de Justiça lembrou que o MPES também firmou parcerias com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). “Nesses dois casos, já consolidados as ferramentas necessárias. Esperamos o mais breve possível lançar essas informações no portal e anunciar para os colegas para que possam iniciar as pesquisas e evitar o fluxo de ofícios, o gasto com papel e o risco de exposição de investigados e das investigações em curso hoje no MPES”.?