Você está aqui: Página Principal

Santinhos de campanha eleitoral são doados à Associação de Materiais Recicláveis de Vitória

Por meio do Pacto de Cooperação Cidade Limpa, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o material de campanha eleitoral excedente entregue pelos candidatos, partidos e coligações foi doado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) nesta terça-feira (9/10). O MPES recebeu cartazes, bandeiras e, aproximadamente, 630 mil santinhos, entregues voluntariamente na sede da instituição, em Vitória. A maior parte foi entregue ainda no sábado, véspera da eleição, após orientações do Cael. Líderes partidários também procuraram o Cael, na segunda-feira (8/10), para repassar o material excedente.

O material foi entregue aos trabalhadores da Ascamare Bruna Nascimento Silva e Reinaldo Pereira, que estiveram na sede do MPES na terça-feira. A entrega foi feita pela servidora Juliana Tavares dos Santos, que representou o dirigente do Cael, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal.

Para Berdeal, o resultado alcançado pelo Pacto de Cooperação Cidade Limpa foi extremamente positivo, fruto do diálogo preventivo realizado pelos órgãos de fiscalização. “Conseguimos manter as cidades mais limpas, evitando o derrame de santinhos e executando um trabalho em que todos saíram ganhando. A destinação social do material excedente é a conclusão de um trabalho feito a várias mãos”, avaliou.  O material gráfico excedente entregue nas Promotorias de Justiça do interior do Estado também será doado a entidades sociais. 

Pacto 

Antes do período eleitoral, o Cael orientou os promotores eleitorais a alertar, preventivamente, candidatos, partidos e coligações para que não ocorresse o derrame de santinhos, que é crime eleitoral. No dia 28/09, o Cael lançou o Pacto de Cooperação Cidade Limpa, uma iniciativa dos promotores e juízes eleitorais da Grande Vitória e do interior, com o apoio da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). Realizado na sede do MPES, em Vitória, o evento reuniu representantes de partidos e de coligações.

Confira as fotos.