Você está aqui: Página Principal

Operação Varredura: MPES denuncia ex-secretários de São Mateus e empresário por fraude em licitações

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e da Promotoria de Justiça de São Mateus, denunciou o ex-secretário e o ex-subsecretário municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte do São Mateus, além de um empresário, por fraude em contratos públicos no Norte e Noroeste do Estado. Eles participaram de concessões e contratações ilícitas para coleta, armazenamento, transporte e destinação final de lixo ou limpeza pública, com receitas oriundas de royalties de petróleo.

As investigações constataram que o empresário e chefe da organização criminosa participou, de forma direcionada e fraudulenta, dos procedimentos licitatórios e das contratações diretas. O denunciado utilizava-se de estratégias para obter vantagens ilícitas, como impugnações protelatórias e cotações de preços previamente ajustadas.

A denúncia decorre da Operação Varredura, deflagrada em agosto de 2017, quando foram apreendidos documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais por crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude a licitação, tráfico de influência, dentre outros. O MPES requereu à Justiça a indisponibilidade de bens dos denunciados até o valor de R$ 2.663.740,57 a título de ressarcimento.

 
Fotos da Operação - primeira fase:  https://goo.gl/photos/8NYLXDQyY3VdPosXA
Fotos da Operação - segunda fase: https://photos.app.goo.gl/Ww9VklUAOMMGp3AI3