Você está aqui: Página Principal

MPES finaliza a segunda etapa do seminário “Ética, Controle e Transparência” no Sul do Estado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) finalizou a segunda etapa do seminário “Ética, Controle e Transparência”, no dia 20/05, em Venda Nova do Imigrante, e no dia 21/05, em Alegre. O projeto foi realizado com as unidades de controle interno e portais de transparência dos municípios com o objetivo de fortalecer esses mecanismos como meio de prevenção e correção administrativa de atos ilícitos. De acordo com os resultados coletados, o MPES atingiu, em 2018, a meta de defesa do patrimônio público proposta para 2020.

A abertura do seminário foi realizada pelo dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CADP), promotor de Justiça do MPES Lidson Fausto da Silva, que também ministrou a primeira palestra da programação. Participaram do evento a gerente de Controle Interno do MPES, Mariana Andrade Covre; o agente técnico estatístico Pedro Pelacani Berger, da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do MPES; e o auditor de Controle Externo e Secretário do Núcleo de Registro de Atos de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), Alexsander Binda Alves.

Estiveram presentes prefeitos, vereadores, controladores, presidentes das câmaras e servidores das prefeituras.

Os resultados entregues na rodada final de trabalhos revelaram que, por meio da capacitação dos servidores, o projeto permitiu o avanço das controladorias e portais de transparência dos municípios. O projeto é uma iniciativa do CADP e da ASCI, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPES e da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), em parceria com o TCEES.

Foto 1

Foto 2

Foto 3