Você está aqui: Página Principal

Projeto do MPES é selecionado para 2ª fase do Prêmio CNMP 2019

O projeto “Sanear águas é preservar vidas” do MPES está na lista dos selecionados para a segunda fase do Prêmio CNMP 2019, divulgada pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP). Foram escolhidas cinco iniciativas para cada uma das nove categorias da premiação, e o projeto do MPES concorre na categoria de Transformação Social. 

Iniciado em agosto de 2016, o “Sanear águas é preservar vidas” foi realizado pela Promotoria de Justiça de Domingos Martins, na comunidade rural de São Miguel, e concluído no final de 2018.  Atendeu 194 famílias e despoluiu aproximadamente 36 quilômetros de cursos hídricos.

O projeto consiste na instalação de um sistema de tratamento de rejeito doméstico utilizando biodigestores, caixas de gordura e filtros rizosféricos. Uma alternativa para residências que não têm acesso ao sistema público de coleta e tratamento de esgoto. Atuou ainda na orientação sobre a disposição adequada de chiqueiros, currais e galinheiros nas propriedades rurais. Um princípio básico do programa foi a participação direta da população na gestão do projeto. 

Os 45 projetos selecionados serão analisados pela Comissão Julgadora do Prêmio CNMP 2019, que definirá três finalistas de cada categoria, com data para divulgação no dia 12 julho. Os vencedores do prêmio serão apresentados no dia 22 de agosto, durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.

Saiba mais do projeto.