Você está aqui: Página Principal

MPES recebe mais de 40 universitários em ‘Visita Institucional’

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou na terça-feira (17/09) o evento "Visita Institucional", recebendo mais de 40 alunos de graduação no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória. Os estudantes, provenientes de várias faculdades da Grande Vitória, tiveram contato com as funções da instituição, a organização e o que ela representa para a nação.

Confira as fotos.

O procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, deu as boas-vindas aos participantes e explicou, em linhas gerais, como é a atuação do MPES e o objetivo do evento. "Trazer os jovens para conhecer uma instituição tão grande e tão complexa da nossa democracia", disse.

Foram ministradas palestras com a secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, promotora de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade; com o dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira; e com o dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Hermes Zaneti Júnior.

Os participantes contaram ainda com a presença do procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Souza, ouvidor do MPES. Integrante do poder público desde antes da redemocratização, falou do compromisso para com a sociedade e frisou: “Ser promotor não é ser carrasco ou perseguidor. O promotor de Justiça é aquele que observa a lei”.

Uma das ganhadoras dos livros sorteados ao final do evento, Jéssica dos Santos Macedo (22), graduanda em Direito pela Faesa, disse que visitava pela primeira vez a Procuradoria-Geral de Justiça de Vitória. “As palestras foram boas. Esclareceram o funcionamento do MPES. Achei muito interessante o exemplo do pó preto. Muito bem colocado”, avaliou.

A universitária se referia à fala do promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, que contou como o MPES, por meio do Caoa, conseguiu firmar Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) com as empresas ArcellorMittal e Vale S.A.. Os acordos buscam reduzir as taxas de poluição e melhorar a qualidade do ar na Grande Vitória.