Você está aqui: Página Principal

MPES realiza IX Simpósio Capixaba de Memória Institucional

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou na terça-feira (01/10) o IX Simpósio Capixaba de Memória Institucional. O objetivo foi traçar os principais acontecimentos que constituíram o Ministério Público da forma como o conhecemos hoje. O simpósio, realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDIR) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.

Confira as fotos.

Dirigente do Ceaf, o promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior realizou a abertura e apresentou os palestrantes e debatedores convidados: a diretora de pesquisas do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais, Maria Tereza Aina Sadek; a coordenadora do Mestrado de Direito da Ufes, Adriana Pereira Campos; a agente de Apoio do Memorial do MPES, Simone da Silva Avila; e a coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH), procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele.O evento contou ainda com a presença do juiz e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Getúlio Marcos Pereira Neves.

Polarização Social

Maria Sadek iniciou a apresentação traçando um breve panorama sobre a polarização social pela qual o país passa. “Estamos vivendo dias de muito viés ideológico, e isso compromete as ações e análises do poder público”, ressaltou.

Os participantes do evento também contribuíram com sugestões à palestrante. Dentre elas, a criação de cartilhas escolares ressaltando a importância e o papel do Ministério Público.