Você está aqui: Página Principal

Votação para conselheiros tutelares será no próximo domingo

A votação para escolher os conselheiros tutelares, que vão atuar nos municípios pelos próximos quatro anos, acontece no domingo (06/10), das 8h às 17h, em todo o Brasil. A votação é secreta e facultativa, mas a participação de cada cidadão é importante, pois ajuda a construir um processo de escolha mais democrático.

Pode votar todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade a partir de 16 anos, residente do município de votação e que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Para conhecer os locais de votação, o cidadão deve procurar o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente onde reside, responsável pela organização do processo. O pleito é fiscalizado pelo Ministério Público.

Os conselheiros tutelares escolhidos na votação serão os responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes em todos os âmbitos e agir sempre que esses direitos sejam ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão da conduta da própria vítima. A missão deles é garantir que crianças e adolescentes cresçam livre de violência ou privações que prejudiquem seu desenvolvimento como pessoas e como cidadãos.