Você está aqui: Página Principal

MPES realiza Ciclo de Palestras com Temas Atuais do Direito

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou na sexta-feira (04/10) o Ciclo de Palestras com Temas Atuais do Direito, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Vitória. O evento foi organizado por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
 
A abertura foi realizada pelo dirigente do Ceaf, promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior. Para instigar a atenção dos participantes, ele iniciou o discurso alertando para as transformações que a tecnologia está concretizando no meio jurídico. “Os processos judiciais ainda não são digitalizados no Espírito Santo, mas o sistema do Ministério Público está iniciando essa reestruturação”. E acrescentou: “O trabalho nas promotorias de Justiça serão cada vez menos mecânicos, e mais intelectuais”.
 
O pós-doutor pela Università degli Studi di Firenze Darci Guirmarães Ribeiro, ministrou a palestra, “Inteligência Artificial e Processo Judicial”. Ele abordou as transformações e paradigmas que a Inteligência Artificial está criando com o passar do tempo. “Hoje o processo judicial é um número, e não um caso. Acabamos massificando nosso trabalho, e a Inteligência Artificial pode reverter esse quadro”, afirmou.
 
Camilo Zufelato, doutor em Direito processual pela Universidade São Paulo (USP), abordou o tema, “A prolação da decisão-surpresa e o princípio do contraditório”.
 
O evento foi destinado a membros, servidores, estagiários do MPES e público externo. ?

Confira as fotos.