Você está aqui: Página Principal

MPES realiza inspeção de urnas da votação para conselheiros tutelares em Itapemirim

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Itapemirim, realizou, na sexta-feira (04/10), a inspeção nas urnas de lona que serão utilizadas na votação do Processo Unificado de Escolha para Membros do Conselho Tutelar, no próximo domingo. O Ministério Público é o responsável por fiscalizar e acompanhar todo o processo de escolha, que é organizado pelos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.

O procedimento de inspeção foi realizado pelo promotor de Justiça Mauro Luiz Duarte Gazzani e acompanhado pela presidência do Conselho Municipal da Infância e Juventude de Itapemirim, fiscais de candidatos para mesas eleitorais, membros da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, mesários e pela Guarda Municipal. O pleito vai escolher, por meio de voto secreto e facultativo, os conselheiros tutelares que vão atuar nos municípios pelos próximos quatro anos. 

Veja as fotos.

Votação em todo o Brasil

Todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade a partir de 16 anos, residente do município de votação e que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode votar para escolher os conselheiros tutelares do seu município. Para conhecer os locais de votação, o cidadão deve procurar o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente onde reside, e se encaminhar ao local do pleito no domingo (06/10), entre 8h e 17h.