Você está aqui: Página Principal

MPES participa de entrega de Selo Social a empresas que incentivam trabalho de detentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Secretaria-Geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça e do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), participou hoje (26/11), no Palácio Anchieta, da cerimônia de reconhecimento de 77 empresas e instituições que contribuem para a reinserção de detentos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho através do Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”.

O programa estimula o setor produtivo a absorver a mão de obra da pessoa presa e egressa nas unidades prisionais e também nas empresas, de modo a ampliar a profissionalização e prepará-los para o mundo do trabalho.

A solenidade, conduzida pelo governador Renato Casagrande, contou com as presenças da secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça e coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), promotora de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade, representando o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, e do coordenador do Getep, promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira. 

A secretária-geral do MPES avaliou que a ressocialização, por meio do que a lei estabelece como “tratamento penal”, é o maior primado da Execução Penal. “Nesse sentido, a capacitação e o próprio exercício do trabalho é princípio de dignidade humana que permite a efetividade desse processo de ressocialização em prol do reeducando, de sua família e principalmente, da sociedade. Por isso, parabéns a todos os envolvidos no projeto”, salientou Luciana Gomes Ferreira de Andrade.

O promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira elogiou a manutenção do programa, iniciado em anos anteriores. “O selo social foi pensado para coroar àqueles que acreditam no verdadeiro sentido de ser humano. A continuidade do programa é fator de orgulho para todos”, afirmou o coordenador do Getep. 

Também participaram da cerimônia representantes do governo do Estado, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e empresários de diversos setores do Espírito Santo.

Confira as fotos.