Você está aqui: Página Principal

CADC realiza campanha para divulgar sites de defesa do consumidor

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor (15/03), o Centro de Apoio Operacional da Defesa do Consumidor (CADC) iniciou uma campanha para divulgar as páginas na internet “Consumidor Vencedor” e “Consumidor.gov”. Por meio de cartazes remetidos às Promotorias de Justiça e de outdoors instalados na Grande Vitória, a campanha chama atenção para as duas ferramentas disponíveis on line.
 
O site “Consumidor Vencedor” (es.consumidorvencedor.mp.br) foi lançado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do CADC, em 2013, a partir de um convênio com o Ministério Público do Rio de Janeiro. A página permite acompanhar vitórias adquiridas por meio de ações judiciais e acordos feitos pelo MPES na defesa do consumidor, além de permitir que sejam feitas denúncias de casos de descumprimento.
 
Ainda nessa linha de atuação, em parceria com o Ministério da Justiça, o CADC divulga o site “Consumidor.gov” (www.consumidor.gov.br), que disponibiliza o contato direto com empresas e fornecedores, desde prestadores de serviços e passagens aéreas a fabricantes de eletrodomésticos e eletrônicos.
 
Comemorado em 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor foi instituído pela primeira vez em 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, como uma forma de oferecer aos consumidores a proteção que lhes faltava nas relações de consumo. Após esta data, em 1985, a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março oficialmente como Dia Mundial do Consumidor, dando legitimidade e reconhecimento internacional à data criada por Kennedy.