Você está aqui: Página Principal

Grupo técnico do MPES discutirá mobilidade urbana

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do coordenador de Meio Ambiente e Urbanismo da Região Metropolitana, promotor de Justiça Marcelo Lemos, reuniu-se, na terça-feira (26/05), com o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; com o diretor da Rodosol, Geraldo Dadalto; com o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Max da Mata; com o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Guilherme Pacífico; e com o diretor da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi), Fernando Assad, entre outras autoridades. Em pauta a questão da mobilidade urbana na Grande Vitória. Na reunião foi criado o Grupo Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana.
O objetivo do grupo é discutir ações que venham a trazer melhorias, principalmente para o trânsito, e fazer com que os municípios trabalhem de forma integrada, avaliando a implantação de diferentes modais. “Esse grupo será de fundamental importância para o criação do Plano Estadual de Mobilidade Urbana. Com essa visão macro será possível resolver vários dos gargalos existentes hoje que atrapalham a mobilidade e se pensar na implantação do BRT, de ciclovias, aquaviário, enfim, alternativas para minorar o caos que presenciamos hoje em vários pontos da Grande Vitória”, adiantou o promotor de Justiça.
Uma das primeiras propostas em discussão no grupo foi a ampliação de campanhas, por parte da Rodosol, para a utilização dos TAGs, dispositivos que permitem a cobrança automática nos pedágios geridos pela concessionária, reduzindo as filas nas cabines e dando maior fluidez ao trânsito, principalmente nos horários de pico da Terceira Ponte.
Para o promotor de Justiça Marcelo Lemos também é necessário retomar a discussão sobre a execução de obras de intervenção nos acessos à Terceira Ponte, tanto em Vitória como em Vila Velha. "A concepção do grupo gira em torno de se unir esforços dessas diferentes áreas para buscarmos alternativas que facilitem a entrada e a saída de veículos na Terceira", salientou.
Uma próxima reunião do grupo de trabalho está agendada para o início de julho, quando haverá a apresentação, por parte do secretário de Estado de Trânsito e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, de como está o projeto de implantação do BRT, entre outros temas a serem discutidos.