Você está aqui: Página Principal

Mais de 8 mil pessoas participam do ‘Pedalaço pela paz – Conte até 10’

A campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais, quer chamar atenção para atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial no Espírito Santo. Com esse objetivo, foi realizado o “Pedalaço pela paz – Conte até 10”, no domingo (31/05). Mais de 8 mil ciclistas saíram da Praça do Papa, em Vitória, em direção a Vila Velha. Eles atravessaram a Terceira Ponte e seguiram até a Praia da Costa, no clube Libanês, de onde retornaram para o ponto de partida em Vitória.
 
Os participantes trocaram dois quilos de alimentos não perecíveis por um kit com camisa e boné do evento. Ao todo, foram arrecadadas quase duas toneladas de alimentos, entregues a instituições de caridade da Grande Vitória. Os parceiros do evento foram: Supermercados São José, Armazém Bicicletas e Celeiro Bicicletas.
 
O “Pedalaço pela paz – Conte até 10” foi realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e com o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), Governo do Estado, prefeituras de Vitória e de Vila Velha, a ONG Espírito Santo em Ação e empresas do setor privado. “Temos muito a agradecer aos cidadãos capixabas que participaram do evento, levaram suas famílias e seus amigos.
 
Levamos a mensagem do Ministério Público, da campanha que desenvolvemos. Quem é de Paz não briga. Conte até 10. Paz. Esta é a Atitude!”, disse o promotor de Justiça e coordenador estadual da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Rodrigo Monteiro da Silva.
 
Um minitrio elétrico foi à frente da multidão de participantes, que contaram com o auxílio imprescindível de batedores de trânsito e ciclistas da organização do evento, devidamente uniformizados, que auxiliaram o tempo todo para que tudo corresse sem incidentes. Uma ambulância acompanhou os participantes no apoio em todo o percurso.
 
O passeio ciclístico “Pedalaço pela Paz” é um tradicional evento esportivo e beneficente que acontece desde 1999. Em 15 anos e 36 passeios, reuniu milhares de pessoas e arrecadou mais de 55 toneladas de alimentos, doadas a entidades sociais da Grande Vitória.
 
Adolescentes
Um grupo de adolescentes da Unidade Socioeducativa do Espírito Santo (Unis), do projeto “Abrindo Portas”, capitaneado pelo MPES, que estão terminando suas medidas socioeducativas, participaram do evento. “Temos que mostrar as oportunidades que esses garotos podem ter de convivência com a sociedade, para que eles possam abrir seus horizontes ver, na prática, os bons valores e essa cultura de paz que é a meta da campanha ‘Conte até 10’”, frisou o promotor de Justiça Rodrigo Monteiro.